24.6.12

VEGETAÇÃO 4 - fim das vegetações brasileiras


ARAUCÁRIA



                LOCAL: interior da região sul do Brasil.

                CARACTERÍSTICAS: área de campos com gramíneas e conífera (forma de cone adaptada para a neve) terrestre de solo seco, perenifólia e aciculifoliada.

OBSERVAÇÕES: produz principalmente a pinha e foi muito desmatada por extração madereira e a expanção da pecuária bovina.
                


 

MANGUE



                LOCAL: às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. É sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais.

                CARACTERÍSTICAS: ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Sua biodiversidade e biomassa (assim como na mata atlântica) aumentam com a diminuição da Latitude (mais próximo do Equador).  

OBSERVAÇÕES: é chamado também de berçário natural pois produzem mais de 90% do alimento que o homem captura do mar entre peixes e crustáceos.
- Entre os animais mais comuns são os caranguejos que apresenta sua maior biomassa, principalmente o chama-maré (assim chamado por sua pinça maior fazer um movimento típico na época de acasalamento em que parece estar chamando alguém, esse período é de maré alta). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas ou consideradas inapropriadas serão excluídas.