14.11.12

Temas de Geografia para FUVEST!!!

Do G1, em São Paulo  
A primeira fase do vestibular da Fuvest será realizada neste domingo (27), a partir das 13h, para mais de 146 mil candidatos inscritos. A prova conterá 90 questões de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
Para reforçar na revisão do conteúdo, o G1 selecionou vídeo-aulas sobre temas que podem cair na prova e até a próxima sexta-feira (25) trará dez dicas de cada disciplina. Confira abaixo aulas sobre geografia:
 
VEJA DEZ AULAS DE GEOGRAFIA SOBRE TEMAS QUE PODEM CAIR NA FUVEST
 
AQUECIMENTO GLOBAL - O professor de geografia do Cursinho da Poli Yadyr Figueiredo Filho explica no vídeo ao lado como se dá o aquecimento global. De acordo com ele, o fenômeno resulta de uma ampliação do efeito estufa.
 
MOVIMENTOS TECTÔNICOS - O professor Maurício Novaes, do colégio CEL, explica como se movimenta as placas tectônicas, que podem causar tsunamis, como a ocorrida no Japão em 2011.
 
CARTOGRAFIA - Marcelo Côrrea, professor de geografia do Cursinho Singular Anglo, fala no vídeo ao lado sobre a escala na cartografia. A escala de um mapa é uma proporção, é como se fosse uma miniatura.
 
GLOBALIZAÇÃO - Cláudio Falcão, professor de geografia do Curso e Colégio pH, explica no vídeo ao lado que a globalização é um processo de integração entre as diversas partes do planeta. Para que se realize é preciso estabelecer fluxos de informações, serviços, de pessoas e mercadorias, entre outras coisas.
Para que os fluxos aconteçam é necessário infraestrutura como meios de transporte e sistema de comunicação. A globalização não é nova, ocorre desde a época da grandes navegações, segundo Falcão. A cada etapa de expansão do capitalismo, há novas fases com características peculiares.
 
PROBLEMAS COM O SOLO - O professor de geografia do cursinho Oficina do Estudante, Bruno Sameti, dá uma aula sobre os problemas do solo. Segundo ele, são três: lixiviação, laterização e desertificação.

A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo. A desertificação ocorre pelo manejo incorreto do homem no solo, como queimadas e agricultura itinerante. É comum aparecer no sertão nordestino.
 
INVERSÃO TÉRMICA - O professor de geografia do cursinho pH, Robertson Costa, explica como ocorre a inversão térmica e por que esse fenômeno atmosférico natural piora a poluição nas grandes cidades. Numa situação de normalidade, quanto mais próximo à superfície mais quente é o ar. Conforme aumenta a altitude, reduz a temperatura.

Nos meses de inverno, é comum a chegada de frentes frias. Quando um bolsão de moléculas frias entra em contato com o ar quente, perto da superfície, faz com que o ar quente, que é mais leve, seja jogado para cima. Com isso, o ar frio substitui o ar quente. Nessa situação, ocorre a inversão térmica.
 
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - Guilherme Gabriel, professor de geografia do Curso e Colégio pH, fala sobre o desenvolvimento e sustentabilidade do Brasil.
O Brasil é uma das principais potências econômicas, ao mesmo tempo, defende cada vez mais a política de sustentabilidade. O Brasil tem dois grandes biomas: cerrado e Floresta Amazônica.
O desafio do país é crescer, avançar economicamente, mas ao mesmo tempo, manter seu patrimônio ecológico.
 
POPULAÇÃO DO BRASIL - A distribuição da população no Brasil é feita de acordo com fatores determinantes, de atração e de repulsão, segundo o professor Ricardo Nunes Libório, que dá aulas de geografia no Sistema Elite de Ensino.

Segundo ele, no país, uma média maior da população se aproxima do litoral. No interior, porém, existem alguns vazios demográficos, com dois ou três habitantes por quilômetro quadrado.
 
ORIENTE MÉDIO - A professora de geografia do Cursinho Objetivo Vera Lúcia Costa Antunes explica no vídeo ao lado a importância do estudante saber interpretar os mapas e localizar os países envolvidos nos conflitos no Oriente Médio.
 
ZONA DO EURO - Augusto Silva, professor de geografia do Cursinho Anglo, dá uma aula sobre a crise nos países da União Europeia, principalmente os que pertencem à zona do euro.

Dos 27 países que compõem a União Europeia, 17 estão na zona do euro, ou seja, têm a mesma moeda em comum.
 
 
 
beijos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas ou consideradas inapropriadas serão excluídas.